quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiência de leitura e ecrita

Lembro-me bem dos primeiros contatos que tive com a leitura e escrita. Até os sete anos de idade, que era a idade para começar a primeira série, morei na zona rural de uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. 
Ainda éramos uns sete ou oito irmãos e nossos pais tinham pra dizer o seguinte: "Estudam pra serem alguém na vida." Meus irmãos mais velhos ensinavam aos mais novos o que aprendiam na escola. 
Como ainda não tinha idade ainda pra ir à escola, pois não havia pré-escola na zona rural, brincávamos de "aulinha" ou como dizem hoje, de escolinha. Eu ficava pra cima e pra baixo quase o dia todo com um caderno e um pedacinho de lápis na mão. Não era um caderno novo, era já usado pelo meu irmão mais velho, então eu tinha que aproveitar as linhas que ele deixava em branco para escrever. 
Quando nos mudamos para a cidade, logo depois de eu completar sete anos, foi a melhor coisa, pois na escola da cidade tinha biblioteca e uma vez por semana entrávamos naquele mundo que, pra mim, era mágico. Era como se eu entrasse em uma porta secreta de um mundo novo, um mundo mágico. 

É isso,
Ilma Madrona

Nenhum comentário:

Postar um comentário