segunda-feira, 10 de junho de 2013

Leitura para refletir sobre a escrita

Leitura para refletir sobre a escrita

Conteúdos
Leitura, escrita e oralidade:
Leitura dos textos “Meu Primeiro Beijo”, Antonio Barreto e “Beijos em todas as bocas”, Martha San Juan França. In revista Galileu, março de 2001 e (disponível em: http://galileu.globo.com/edic/116/rep_beijos.htm).
Leitura em voz alta (ritmo, entonação)
Inferência
Fruição
Informatividade
Intertextualidade
Interpretação de texto

Ano
Tempo estimado
8 aulas
Material necessário
Cópias dos textos ou cópia para data show
Objetivos

Incentivar o gosto pela leitura como forma de fruição e aquisição de conhecimento / informação.

Habilidades
Identificar informações diferenciando teorias da verdade absoluta; reconhecer dados / informações científicas (termos específicos desse gênero).
Construir seu ponto de vista a partir das informações apresentadas, ouvir e respeitar as opiniões dos demais.
Utilizar a modalidade oral para se posicionar diante do assunto.
Produção escrita de texto de opinião
Estratégias
Leitura silenciosa
Discussão sobre o tema apresentado nos textos (levantamento do conhecimento prévio dos educandos sobre a origem do beijo)
Leitura compartilhada.
Conversa / Discussão sobre a possibilidade de transmissão de doenças no ato de beijar.
Leitura em voz alta (feita pelo professor)
Interpretação do texto com questões
Produzir texto escrito seguindo os passos da elaboração da escrita
Avaliação
Participação nas atividades: discussão, leitura, audição das leituras feitas pelos colegas e professor.
Produção escrita final (enfatizando a elaboração e revisão)


Interdisciplinaridade
Trabalhar a parte de informações científicas junto com o professor de Ciências

Bibliografia
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
Beijos em todas as bocas”, Martha San Juan França. In revista Galileu. São Paulo: março de 2001. Extraído do livro didático Diálogo, 9º ano, FTD p. 18, 19, 23, 24.



Ilma Madrona

Nenhum comentário:

Postar um comentário